3 FATORES QUE PODEM ATRAPALHAR O AJUSTE DE DEMANDA DO LEITE MATERNO

leite materno
19/01/2021 Amamentação

Existem três fatores que podem atrapalhar o ajuste de demanda do leite materno, principalmente após a apojadura, quando ocorre a transição do colostro para o leite maduro. 

Veja abaixo quais são estes fatores:

1º fator: fixar horários e tempo de mamada. As mães não vão conseguir atender as necessidades do bebê em uma demanda fixada, pois o bebê pode sentir fome em diferentes horários. Além disso, fixar horários e o tempo da mamada fará que o corpo entenda que não precisa manter uma produção de leite materno frequente. 

2º fator: oferecer fórmulas ou complementos infantis sem necessidade ou em uma quantidade que o estômago do bebê não suporte. O bebê, consequentemente, ficará longe do peito e os estímulos ficam cada vez menores. Fazendo a produção de leite diminuir diariamente.

3º fator: o uso de mamadeiras e chupetas. O movimento de sucção que o bebê faz no seio da mãe é muito diferente dos estímulos de sucção que ele faz na chupeta e mamadeira. Além de fazer com que o bebê passe menos tempo no peito, o uso destes objetos podem atrapalhar a pega, ocasionando uma má e insuficiente sucção do leite. 

Lembre-se sempre, a produção se mantém com o esvaziamento do leite alojado. Somente assim você garante a nutrição certa que o filho(a) necessita.

Compartilhe

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *